Sobre o Primeiro Plano

O projeto Primeiro Plano tem como objetivo reunir projetos e iniciativas que desenvolvem o cinema para, com e através de crianças e jovens no âmbito da educação numa plataforma interinstitucional: Primeiro Plano – o espectador em construção, de modo a formar uma rede de iniciativas em cinema e educação em Portugal. Este website sem fins lucrativos, ainda em fase de construção, está sendo desenvolvido pelo CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação no âmbito de uma investigação de pós-doutoramento, financiada pela FCT.

Primeiro Plano possibilita que crianças, jovens e adultos conheçam os projetos que são desenvolvidos no país, e saibam como fazer para participar e/ou desenvolver estes projetos.

Através deste portal você pode fazer download dos materiais pedagógicos disponibilizados pelos projetos, assistir aos filmes produzidos e a partir do link oficial do projeto, obter mais informações na página original de cada iniciativa. Cada projeto que trabalha o cinema e o audiovisual com crianças e jovens em Portugal tem uma página dentro desta plataforma e é o responsável pela gestão de seus conteúdos, gerando uma autonomia por parte dos mesmos.

Uma importante funcionalidade deste portal é possibilitar a criação de uma rede de cooperação entre aqueles que trabalham com o cinema na educação, podendo dar a conhecer seus projetos, filmes e materiais pedagógicos, terem acesso a diferentes metodologias e pedagogias, possibilitando a troca de experiências, ideias, criando grupos e construindo sinergias para a formação de uma rede de cooperação.

Deste modo, queremos convidar o seu projeto a integrar o grupo de projetos que fazem parte do Primeiro Plano. Este site está aberto à participação de qualquer projeto que envolva o cinema (e o audiovisual) no âmbito da educação com crianças e jovens.

E deste modo, queremos convidar crianças, jovens, pais, educadores, formadores, investigadores, cineastas, pessoas que trabalham com filmes e cinema e a todas as pessoas interessadas a visitarem o Primeiro Plano e descobrirem as coisas fantásticas que os projetos de cinema e educação são capazes de fazer para contribuir de forma efetiva na transformação da educação e possibilitar que crianças e jovens vejam este mundo com mais cor e alegria.