Primeiro Plano completa um ano de existência

Somos um projeto interinstitucional constituído por uma rede de iniciativas independentes da área de cinema, educação e audiovisual. Nossos parceiros trabalham com atividades para crianças e jovens.

O Primeiro Plano também participa de oficinas, palestras, aulas, congressos, encontros, mostras, festivais, exibição de filmes, entre outras atividades.

No ano de 2020 nosso objetivo é divulgar esta rede de projetos junto às escolas, crianças, jovens, professores, pais, etc., através da exibição de filmes que transformam e incluem.

Conheça um pouco mais sobre a Rede Primeiro Plano e seus parceiros, visite o nosso site https://primeiroplano.ciac.pt/

E para que serve esta rede?

No Primeiro Plano os projetos são as estrelas!

Nosso trabalho só faz sentido graças a estas iniciativas incríveis. Trabalhamos como mobilizadores, com a participação de ações localizadas em todo território português e também com parceiros internacionais.

Este ano estamos exibindo e ajudando outras instituições, escolas, iniciativas, projetos, pessoas, coletivos e grupos a exibirem filmes que trabalham com a temática da inclusão social (no seu mais amplo aspecto).

Também podemos ajudá-lo a contactar ou levar uma dessas ações para sua escola, biblioteca ou iniciativa, além de preparar materiais pedagógicos e organizar exibições.

O Primeiro Plano e a rede Videocamp

O Videocamp é uma plataforma gratuita de filmes que transformam através de iniciativas que mobilizam pessoas e buscam um mundo mais justo, solidário, sustentável e plural.

O Primeiro Plano é um mobilizador Videocamp. Isso significa que fazemos parte de uma rede de pessoas e projetos comprometidos em mobilizar, por meio do cinema, outras pessoas em torno de causas socialmente relevantes.

Este ano, o Primeiro Plano realizará sessões de filmes sobre os mais variados temas sociais (LGBT+, refugiados, feminismo, inclusão social, racismo etc.), acompanhadas por um debate, profissionais da área e atividades.